O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Hoje 22 de março é o dia mundial da água!

22/03/2013 14:06

Os desafios para a segurança da água cresceram e tomaram proporções globais, devido à escassez e a incerteza quanto à sustentabilidade dos recursos hídricos. A água influencia diariamente o nosso cotidiano, pois é através dela que são produzidos os alimentos, aliviamos a sede de pessoas e animais, e que grande parte da energia elétrica utilizada em nossas casas e indústrias é produzida. Quando em seu estado natural é fundamental para a manutenção dos ecossistemas, porém uma vez comprometida por poluentes pode representar sério risco a saúde tanto de pessoas como também dos animais. O desenvolvimento de atividades educativas em todo o planeta se faz urgente com vistas a enfrentar esse desafio.

A Comunidade Científica Global declarou que o ano de 2013 será o Ano Internacional de Cooperação ao Acesso a Água da ONU, reconhecendo a importância da gestão e utilização pacífica dos recursos hídricos. A cooperação pela água é essencial para garantir a vida cotidiana decente e o bem-estar básico para todos, através do suprimento seguro da água. Dando a natureza intrínseca da água como elemento transversal e universal, a UNESCO irá liderar este Ano Internacional com uma abordagem multidisciplinar, combinando as ciências naturais com as ciências humanas e sociais, bem como com a educação, a cultura e a comunicação.

Para que haja uma educação efetiva, é necessário desenvolver uma visão integrada do mundo, uma visão que promova a compreensão nas diversas esferas (hidrosfera, biosfera, litosfera e atmosfera) bem como as suas inter-relações. Pesquisadores e educadores de vários níveis de ensino, conhecedores da complexidade do mundo pós-industrial e do processo de globalização vivenciado pelos povos de todo mundo, baseiam-se hoje, nos princípios da interdisciplinaridade para ensinar. Estes estão cientes de que a geração do conhecimento deve ter base na realidade e não em saberes subdivididos. A escola deverá então propiciar o ensino através da interligação de conteúdos para que a compreensão da realidade não ocorra de forma fragmentada, mas sim através das relações complexas que ocorrem no meio ambiente.

A temática relacionada à água deve estar presente no contexto educacional, tanto na educação formal como não-formal, com enfoque na formação de cidadãos conscientes do lugar que ocupam no mundo, num mundo real e dinâmico, onde todas as coisas podem tomar parte de um processo maior, de um sistema integrado. O ensino das ciências que envolvem a temática água deve ir além das formas de utilização desse recurso. A água é um bem pertencente a um sistema maior, que compõe um ciclo dinâmico e complexo sujeito às interferências humanas. Compreender a origem da água, os usos da mesma ao longo do tempo, o ciclo hidrológico, as bacias hidrográficas e sua dinâmica fluvial, seu papel na formação e conservação do solo, os riscos de contaminação associados aos processos antrópicos, bem como a formas de preservação e reaproveitamento da água são aspectos essenciais para o entendimento da dinâmica da hidrosfera e suas relações com o meio antrópico.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.